1. Numa tarde de altas temperaturas, o FC Porto obteve um excelente resultado ao golear o Moreirense por 3-0, num jogo que, não sendo espectacular, deixou bem vincados aqueles que são os princípios fundamentais que Sérgio Conceição quer implementar e desenvolver para levar o Dragão ao título.

2. Entrada forte no jogo, pressão alta sobre o adversário (a provocar o erro), olhos na baliza contrária, numerosa presença na área. Foi esta a chave para a vitória. São estas as principais impressões digitais do novo treinador do FC Porto. Depois também temos uma defesa muito subida (3º golo), laterais com muito jogo exterior (1º golo) e médios com jogo interior de grande qualidade (2º golo).

3. Não é possível passar ao lado da grande exibição de Aboubakar: três golos (num verdadeiro hat-trick – três golos consecutivos num mesmo jogo), frio e letal na hora de finalizar, mas sempre colectivo e com um futebol mágico e desconcertante que enche de ilusão qualquer estádio de futebol.

4. O campeonato está e vai ser muito competitivo até final. Os três grandes estão fortemente empenhados na sua conquista e vão dar tudo para chegar ao fim no primeiro lugar. Daí que o FC Porto tenha de olhar sobretudo para si próprio e “não viver em função do Benfica ou do Sporting”, Conceição dixit. O FC Porto tem é de estar forte e unido. Pode jogar antes, pode jogar depois, o fundamental é, em cada jogo, fazer tudo para obter os 3 pontos. O resto chegará naturalmente.

5. O VAR para ser verdadeiramente útil e servir a verdade desportiva não pode existir apenas para certificar a legalidade de um golo. Já é qualquer coisa, mas, para justificar o investimento, tem ser muito mais. Não é razoável uma entrada maldosa e grosseira, como a que Eliseu teve sobre um jogador do Belenenses (e já não é a 1ª vez), passar despercebida ao árbitro, mas o que é totalmente inaceitável é o VAR ter-se mantido num silêncio cúmplice e comprometedor. Assim, não.
De resto, ficamos a saber que há uma grande coincidência entre as grandes defesas do Iker Casillas e as grandes penalidades que ficam por marcar a favor do FC Porto: é uma por jogo!

Não deixem de me seguir no Twitter em https://twitter.com/jfernandorio