1. O FC Porto tinha, efectivamente, um jogo difícil pela frente na deslocação a Braga, mas foi capaz de transpôr com grande categoria esse obstáculo. Uma entrada fortíssima, um golo cedo e 35 minutos estonteantes foram a chave que permitiu ir em vantagem para o intervalo. Na segunda parte assistimos a uma demonstração perfeita de como se fecha um jogo e se guarda um resultado.

2. Este FC Porto começa a impressionar: pela entrega de cada um, pela concentração e intensidade com que jogam, pelo espírito e força colectiva, pela solidariedade e, acima de tudo, pela vontade de vencer. É uma equipa muito competitiva, determinada e com capacidade de superação. Face ao deslize de um dos adversários era obrigatório ganhar, e foi isso mesmo que aconteceu.

3.O FC Porto lidera o campeonato com quatro vitórias em outros tantos jogos, tem nove golos marcados e nenhum sofrido. É só o início de trabalho, claro, mas para começo não está mal. O Aboubakar ficou em branco, é verdade, mas se continuar a jogar com esta alegria e com esta magia, vai continuar a marcar golos. E muitos! É que não há assim tantos guarda-redes como este Matheus: defendeu quase tudo o que lhe apareceu à frente e foi o grande responsável por a sua equipa não ser goleada.

4. Os sete mil adeptos portistas presentes em Braga foram fantásticos! Apoiaram entusiástica e ruidosamente a equipa durante o jogo todo e contribuíram, certamente, para a vitória. É um mar azul que vai pintar Portugal.
Sem surpresa alguma, Carlos Xistra fez um jogo fraquito. Duplicidade gritante no critério disciplinar e penálti (de difícil avaliação) por marcar sobre o Aboubakar. Até parece pouco…

5. Rui Vitória não esteve feliz na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Rio Ave. Algo sonso na defesa de Eliseu e com uma pontinha de arrogância naquela história da árvore. Mister, a maior parte de nós tem dois olhos na cara e dois deditos de testa, não lhe fica bem, a si, que até é uma pessoa razoável e cordata, tentar fazer-nos passar por tolos. Corrija lá isso, e até pode começar por ouvir menos sugestões da casa.

Não deixem de me seguir no Twitter em https://twitter.com/jfernandorio