1. O FC Porto venceu a primeira de quatro finais rumo ao título, goleando o Setúbal por 5-1, mantendo a liderança isolada e tendo agora o melhor ataque e a melhor defesa da prova. É, sem dúvida, a melhor equipa portuguesa, a que pratica o melhor futebol e a principal candidata ao título.

 

2. O futebol é, de facto, o desporto mais imprevisível de todos. Não há vencedores antecipados e o mais forte pode ceder a qualquer altura perante o mais fraco. Não há dois jogos iguais, quanto mais duas épocas. Em 2016/17 o FC Porto empatou os dois jogos com o Vitória de Setúbal, 0-0 fora e 1-1 em casa. Nesta temporada o saldo foram duas goleadas com um diferencial de 10 golos marcados e apenas um sofrido.

 

3. A noite de ontem foi uma desilusão para quem esperava que o FC Porto vacilasse. A resposta foi fortíssima e a equipa demonstrou que não se deixa afectar por ansiedades ou sentimentos parecidos. Pode jogar melhor ou pior, ter mais ou menos dificuldades, ser mais ou menos regular. Mas é uma equipa que sabe sempre como deve jogar, que respeita os princípios do seu jogo e que raramente os deixa para trás. Numa prova muito longa, a auto-confiança e a determinação são qualidades decisivas.

 

4. A chave da vitória de ontem esteve na personalidade da equipa que manteve a sua identidade, na entrada forte que rendeu três golos de rajada e no regresso do poder ofensivo que demonstrou ao longo de quase toda a época. O FC Porto apresentou-se solto, desinibido, pujante. E profundo. A equipa quer muito chegar ao título, sabe que depende apenas de si própria para o alcançar e vai fazer o que for preciso para poder festejar no final.

 

5. O próximo jogo é com o Marítimo, no estádio dos Barreiros, onde o FC Porto não vence há seis jogos. Pelo que conheço desta equipa, do seu treinador e do carácter dos seus jogadores sei que não farão desta deslocação um bicho-de-sete-cabeças. Bem pelo contrário, julgo que retirarão de todas dificuldades as forças para ultrapassarem de vez este obstáculo. Quanto mais difícil se apresentar este desafio, mais determinados estarão os jogadores do FC Porto em superá-lo.