EM ALTA

LIGA NOS

O campeonato está ao rubro com os dois primeiros classificados em igualdade pontual. O Benfica tinha vencido o FC Porto mas logo na jornada seguinte empatou em casa com o Belenenses. Como os portistas derrotaram o Feirense essa vantagem desvaneceu-se. Aliás, neste momento, a vantagem classificativa é do Benfica mas a vantagem psicológica é do FC Porto. Curiosamente, já na primeira volta a reacção ao confronto entre os dois clubes foi muito parecida: o FC Porto perdeu o clássico mas encetou uma série de 17 vitórias consecutivas e de 23 jogos sem perder em todas as competições, o Benfica afastou o Sertanense na Taça de Portugal, mas perdeu de seguida com Ajax, Belenenses e Moreirense. Agora, enquanto os portistas derrotaram o Feirense, os benfiquistas empataram com o Belenenses. Domingo joga em Moreira de Cónegos. Repetir-se-á a história?

A SUBIR

GUIMARÃES E BELENENSES

Estes dois clubes históricos do futebol português são, até ao momento, as bestas negras dos dois primeiros classificados da Liga, tendo subtraído 5 pontos a cada um deles. O Vitória venceu o FC Porto no Dragão e empatou em Guimarães, o Belenenses venceu no Jamor e empatou na Luz. Só mais três clubes podem fazer igual ou melhor: O Sporting com o FC Porto e o Moreirense e o Portimonense com o Benfica.

ESTÁVEL

CRISTIANO RONALDO

CR7 é o grande jogador da Liga dos Campeões, não há outro igual e só Messi se lhe aproxima. Nesta ronda, depois de perder em Madrid frente ao Atlético por 2-0, um resultado muito difícil de reverter, a Juventus derrotou em casa os colchoneros por 3-0. Cristiano Ronaldo foi o herói dessa partida ao marcar os três golos que deram a volta à eliminatória, metendo o Atlético de Madrid no bolso, levando a Juventus aos ¼ de final da Liga dos Campeões e pondo a capital espanhola em estado de choque: é que para além de ter humilhado a equipa de Simeone (que festejou de forma animalesca no jogo em casa), a antiga equipa de CR7, o Real de Madrid, já tinha sido eliminada em casa pelo Ajax, pondo ainda mais a nu o erro histórico que foi terem prescindido do jogador português.

A DESCER

MANUEL DOS SANTOS

Eu sei que 90% dos meus leitores nunca ouviu falar deste nome. E percebo-o. É que este senhor é daquelas figuras menores que encontram na política o ambiente ideal para fazer uma carreira que nunca conseguiriam alcançar noutro qualquer lugar. É militante do Partido Socialista, foi deputado, secretário de estado e é agora deputado europeu. Também é benfiquista. E é por isso que falo dele. Porque mais uma vez vem do lado da Luz um discurso de ódio e de insulto em relação ao FC Porto. Desta vez, o alvo foi Sérgio Conceição, que, para Manuel dos Santos, é um “complexado e um aldrabão compulsivo”. A pobre criatura já veio dizer que tais insultos se devem à “paixão clubística”. Ou seja, pelo Benfica posso agir como um mentecapto.

EM QUEDA LIVRE

BENFICA/CÉSAR BOAVENTURA

Em poucos meses é o 2° jogador do campeonato português a dizer que o tentaram comprar, identificando o autor, César Boaventura, e o clube beneficiário, o Benfica. Sempre os mesmos. Mas desta vez houve uma pequena nuance que dá outra dimensão a esta denúncia: é que estas afirmações foram feitas em pleno tribunal! Portanto, a gravidade e o peso são outros e, obviamente, as consequências têm de ser outras. O ex-jogador do Rio Ave, Lionn, também afirmou que o Cássio e o Marcelo também foram abordados por Boaventura. Agora eu pergunto: a Liga vai continuar a fingir que não se passa nada? E o Conselho de Disciplina de José Manuel Meirim? E a Federação de Fernando Gomes? Não têm vergonha de assistirem passivamente a tudo isto? Ou terão medo de alguém?